terça-feira, 2 de junho de 2015

A primeira visita!

Neste último mês bastante coisa aconteceu por aqui.
Terminamos a Francisation à Temps Complet e iniciamos o (novo) módulo 4 à tempo parcial, recebemos a visita dos meus pais e começamos, aos poucos, a procura por nosso primeiro emprego.

Hoje vou falar um pouquinho sobre a visita de meus pais. Foi a primeira visita que recebemos desde a nossa chegada e foi muito bom tê-los conosco por 3 semanas.
Aproveitamos pra matar a saudade, arrumar nosso jardim (meus pais adoram jardinagem e nos ajudaram a deixar nosso pátio limpo e lindo pra aproveitarmos o calorzinho ao ar livre) e, obviamente, turistar bastante.

Canteiro na entrada do Jardin Bothanique

Matando a saudade...
A sensação que tive quando eles chegaram foi muito boa! O Bébé ficou meio tímido no início, afinal faziam mais de 7 meses que ele só via os avós pelo telefone, mas logo não queria mais largar a vovó. Foi diversão 100% do tempo. Inclusive, adicionou as palavras vovô e vovó à poucas que já fala. Aliás, não sei se foi coincidência, mas ele resolveu soltar o verbo nas últimas semanas e começou a falar várias palavras novas (algumas em português e outras em francês - muito fofo!).

Arrumando o jardim...
Essa é a nossa primeira primavera e já participamos ativamente da famosa Nettoyage de Printemps, quando as pessoas fazem uma grande faxina na casa (interna e externa) pra aproveitá-la melhor no verão. É bem verdade que quando terminamos dá uma sensação boa de renovação e leveza.
Nosso quintal estava um pouco abandonado, pois os últimos inquilinos não investiram muito nele, então deu um pouco de trabalho. Cortamos a grama, limpamos os canteiros, plantamos flores, podamos algumas plantas e fizemos até uma pequena horta! Vamos ver se nasce alguma coisa... Também compramos umas lanterninhas (novidade pra nós, mas tem pra vender em tudo que é lugar por aqui) que usam energia solar pra acender as luzinhas à noite - nada muito forte, mas funcionam bem pra ajudar a decorar o jardim.
É impressionante como, assim que as temperaturas sobem um pouco, o verde da grama e das árvores começa a aparecer e, quando nos damos conta, a cidade está toda verde (e linda)!

Turistando...
Como chegamos no outono e o inverno que veio em seguida foi longo, acabamos deixando alguns passeios pra fazer quando esquentasse um pouco. Além do que, percebemos que visitar o mesmo local no inverno e na primavera é muito diferente...
Caminhamos bastante pela cidade nestas 3 semanas. Fomos ao Plateau Mount Royal e Parc de la Fontaine, Jardin Bothanique,  Vieux Port e Centre Ville, Mount Royal e Oratoire, Parc Olympique e Biodome, Parc Jean Drapeau entre outros.
Como o calor recém tinha chegado, alguns lugares ainda estavam meio "largados" e sujos, mas  outros já estavam super bonitos e limpos, prontos para o verão. Vimos muita gente trabalhando e, aos poucos, mudando a cara da cidade.
No geral, adoramos conhecer (ou revisitar) os principais pontos turísticos de Montréal e meus pais amaram a cidade e tudo que ela tem pra oferecer.

No período de 8 a18 de maio aconteceu o Ottawa Tulip Festival e aproveitamos para ir conhecer a cidade. Nos surpreendemos muito positivamente com a capitital do país.
Recomendamos muito a viagem até lá (neste período ou fora dele), pois a cidade é muito bonita e incrivelmente limpa.

Alguns pontos que acho legal dividir:
- descobrimos que é possível subir na Peace Tower de graça e desfrutar de uma vista linda lá de cima
- vale muito à pena pegar em um hotel em Gatineau, que fica ao lado e oferece hotéis (bons) e mais baratos - ficamos em um que era mais perto do Parliament Hills que a maioria dos que ainda estavam disponíveis em Ottawa
- reservar um tempinho para uma caminhada à beira do Canal Rideau e do Ottawa River é obrigatório!

Foi um período bastante agitado por aqui e agora que eles foram embora, mais uma vez, ficou a saudade... Mas aproveitamos cada minuto e estamos ansiosos pela próxima visita! :-)