domingo, 21 de setembro de 2014

Eleições - justificativa do voto no exterior

Talvez seja ironia do destino, pois não planejamos desta forma, mas chegaremos no Canadá no dia 5 de outubro - dia do 1o turno das Eleições 2014.

Não deve ser surpresa para ninguém se eu disser que não tenho a mínima vontade de votar, certo? Afinal não estamos indo embora porque apreciamos a forma com nosso país vem sendo conduzido... (isto, sem nem citar candidatos e posturas durante as campanhas).
Sabemos da responsabilidade e importância do nosso voto para o país e tudo mais, mas na nossa situação realmente não tem clima. Justificaremos nossos votos sem remorso nenhum.

Quando o eleitor está viajando fora do país, há um prazo de 30 dias após a data da volta para encaminhar a justificativa para o TSE.
Já para residentes no exterior (nosso caso em poucos dias :-)) há 2 opções:

1. transferir o título de eleitor para o exterior (Consulado ou Embaixada no país de residência), passando a participar das eleições para presidente (ficando liberado das demais). O prazo para a transferência do título em 2014 foi no mês de maio (5 meses antes das eleições)

2. justificar o voto através de formulário disponibilizado pelo TRE que deve ser entregue na zona eleitoral (Consulado ou Embaixada) até 60 dias após a data das eleições. O formulário pode ser encontrado na zona eleitoral do país ou na internet (nada fácil de encontrar, mas consegui...).
Importante: cada turno deve ser justificado individualmente e a justificativa só é necessária para as eleições presidenciais (eleitor é dispensado das demais)

Li em vários lugares que a justificativa pode ser feita pela internet, mas mesmo nos sites do TSE e TRE não fica claro como proceder. Talvez seja algum link que só será disponibilizado no período da votação (nunca usei este serviço antes, porque normalmente compareço às votações).
Caso alguém saiba onde podemos encontrar este serviço e quiser dar a dica, agradecemos!

Para consulta:
http://www.tse.jus.br/eleitor/eleitor-no-exterior/votacao-no-exterior

Obs: e faltam 13 dias!


Abraços!
Femme


2 comentários:

  1. Está chegando a hora, não é ? Que emocionante, esse momento de mudança extrema e sonhos que se concretizam.
    Fiquem tranquilos, venham com calma e lembrem-se de curtir o lugar.
    Abração e boa sorte !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, está chegando! Ainda estamos em função dos últimos preparativos (parece que sempre aparece mais alguma coisa!), mas estamos muito felizes!

      Um grande abraço!
      Femme

      Excluir