quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Nosso Timeline (parte 5): o Bébé


Bom, então resolvemos ter um filho no meio do processo de emigração...

Quando nossa vontade de emigrar surgiu sempre pensamos em passar por todo o processo, ir para o Canadá, se estabelecer por lá e então ter nosso primeiro bebê. Na época, tínhamos 30 e pouquinhos e a esperança de que de rapidinho conseguiríamos nosso visto de Residente Permanente... Mas com o passar do tempo percebemos que nada acontece rápido neste processo e que ele estava se tornando cada vez mais lento.



Em 2012, depois de enviar nossa documentação ao BIQ e acompanhar os prazos cada vez maiores tanto para a obtenção do CSQ quanto da etapa Federal, repensamos o assunto.

Colocamos na conta talvez 3 (ou 4) anos até termos o visto em mãos, mais a mudança e adaptação, mais conseguir uma certa estabilidade por lá (casa, emprego...), mais um tempo até conseguirmos efetivamente engravidar. Estaríamos perto dos 40...

Depois de estarmos bastante tempo juntos, estávamos prontos. Deixar que o BIQ ou o Consulado "decidissem" mais esta parte do nosso destino não fazia sentido... Em função do processo de emigrar já deixamos outros pontos da nossa vida em stand by, esse não seria mais um.

Pesaram também na nossa decisão de não esperar o fato de termos a família por perto (e aprendemos que ela faz muita diferença neste momento), o bom plano de saúde que temos hoje (sobre o sistema de saúde do Québec o que menos ouvimos falar são aspectos positivos), o fato e eu, Femme, estar em um momento bastante estável no meu emprego.

No início de 2013 descobrimos que o nosso Bébé estava à caminho. Ele chegou em setembro nos trazendo a maior sensação de felicidade que já tivemos em nossas vidas! A vinda do nosso pequeno só reforçou ainda mais nossa vontade de viver no Canadá. Teremos orgulho de contar pra ele tudo que fizemos para que ele pudesse crescer e viver em um lugar melhor.

Outro ponto positivo (um efeito colateral, por assim dizer), foi que nosso foco de vida mudou durante este período e com isto, a ansiedade pela espera do CSQ foi bem menor.

O risco que acabamos correndo foi de sermos chamados para uma entrevista em um momento da gravidez (ou logo depois do nascimento), em que não pudéssemos viajar. Mas parece que o universo estava conspirando à nosso favor e tudo se encaixou perfeitamente.


Mais ou menos um mês após a chegada do Bébé, recebemos o e-mail do BIQ solicitando mais alguns documentos sobre o emprego do Mari e acabamos aproveitando este momento para solicitar a inclusão dele no processo do CSQ (depois farei um post de como proceder neste caso). Em dezembro fomos comunicados que nosso CSQ havia sido aprovado - foi um ano cheio de boas surpresas!!!


Logo que recebemos a notícia do CSQ corremos para fazer o passaporte do Bébé, pois seria necessário para etapa Federal. Um passaporte de um bebê de 3 meses - este é com certeza o documento mais fofo que já vi na vida!


Gostaria de usar esta nossa experiência para reforçar algo que já li em inúmeros blogs sobre imigração: não deixem de viver a vida durante o processo. Ele é longo e ela passa muito rápido.


Abraços,

Femme

6 comentários:

  1. Até me emocionei lendo sua postagem!!! Nos pensamos exatamente como vocês e passamos por coisas parecidas com o nosso processo (tirando o fato de sermos chamados quando eu descobri estar gravida, primeira chamada para entrevista). Eu fiz essas contas também..mas levando em conta eu ter 27 anos ainda....mas mesmo assim! Esse processo leva muito tempo e já deixamos de fazer muitas coisas por ele, não era justo ele decidir até isso, nosso bebe! Hoje nosso baby esta com 8 meses, um menino lindo e fico feliz também da minha família poder participar do crescimento dele! Sucesso pra vocês.

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que vocês estão passando pela mesma situação que a gente! Parabéns pelo bebê, eles são tudo na vida da gente, né? É muito bom pensar que eles vão crescer em um lugar como o Canadá. Vi no blog de vocês que a entrevista foi logo depois que ele nasceu! Que situação!!!
      Obrigada por passar por aqui! Boa sorte pra vcs tb (vi que estamos praticamente na mesma fase do processo)!

      Abraços!
      Femme

      Excluir
  2. Vivemos isso na pele.
    Temos sete anos de casados, e cinco anos desde q decidimos imigrar e a pressão é grande para termos um filho, mas decidimos esperar.
    Mas finalmente já temos data para viajarmos, o ano q vem, então ainda deu pra esperar mais um pouquinho, mas confesso q é algo q me atormentou bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É não é fácil tomar esta decisão... cada um tem uma situação diferente, um tempo diferente. Pra nós, era a hora e deu tudo muito certo (!!!). Se pra vocês é melhor esperar chegar lá, não se martirizem. Sou da filosofia de que as coisas acontecem na vida da gente na hora que devem acontecer.
      Ah, parabéns pelo pedido dos exames!
      Obrigada por visitar nosso blog!

      Abraços!
      Femme

      Excluir
  3. Uma surpresa maravilhosa que vocês tiveram, e como você mesmo disse e eu concordo, as coisas acontecem em nossas vidas quando elas têm de acontecer!
    O Consulado tem andado muito rápido, vi no Facebook que pediram exames médicos para um processo aberto em Dez-2013, o de vocês deve estar batendo na porta logo!

    Abraços!
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Também vi o post deste blog, chegou a dar um frio na barriga! Estamos super ansiosos, tomara que logo logo seja a nossa vez!

      Abraços!

      Excluir