terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Solicitando inclusão de um bebê no CSQ

Como relatei anteriormente, nosso Bébé chegou depois que já estávamos com o processo do CSQ aberto há mais de 1 ano. Assim, tivemos solicitar a inclusão dele logo que ele nasceu (a orientação do BIQ é que se faça isto em 30 dias).
Como na época não encontrei muita informação nos blogs sobre como fazer isto, achei interessante postar.

O procedimento não é complicado (pelo menos se compararmos com o resto da documentação, que nos tirou muitas noites de sono e rendeu algumas rugas a mais).

A documentação necessária é a seguinte:

- preencher o formulário A-0520: Modification à la Demande de certificat de sélection.
link: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/dcs/A-0520-MF-dyn.pdf
Este é o formulário utilizado para solicitação de qualquer alteração no dossier, seja inclusão de um filho, troca de endereço, atualização de algum documento relativo à estudos ou experiência profissional, etc.

- uma cópia da certidão de nascimento com sua tradução juramentada (enviamos cópia autenticada da certidão, assim como fizemos com os demais documentos anteriormente)

- 1 foto em formato de passaporte

- um novo Contrat relatif à la capacité d’autonomie financière (A-0522-OF), pois o valor necessário aumenta
link: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/dcs/A-0522-OF-dyn.pdf
No nosso caso (1 casal + 1 criança ficou em CA$ 4.857,00 - vale conferir antes do envio, pois este valor é alterado de tempos em tempos). Não é necessário enviar nenhuma comprovação de que já se possui este valor, somente o formulário preenchido e assinado.

- pagamento da taxa relativa à 1 criança.
link: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/form/Paiement-fr-dynamique.pdf
O valor ficou em CA$ 160,00 (valor de out/13, olhei no site do BIQ novamente e hoje o valor já está em CA$ 162,00) - vale conferir certinho no momento de enviar.
link: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/biq/mexico/frais.html

Enviar tudo para o BIQ México, et voilà!, seu filho está incluído no processo do CSQ. Pouco mais de um mês depois recebemos um e-mail confirmando o desconto no cartão de crédito e o ajout de notre enfant.

Abraços,
Femme

4 comentários:

  1. Fizemos a mesma coisa para inclusão do nosso bebe, com uma diferença que não enviamos com menos de 30 dias que ele nasceu..e sim quando já estava com quase 4 meses de nascido. Mas ainda bem que deu tudo certo e um mês depois aconteceu o debito...e logo depois fomos chamados para entrevista em SP rsrsrs. Sorte pra vocês. Ainda bem que as coisas estão acontecendo mais rápido agora. Resolveram trabalhar hahaha. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que no final o timing de vcs deu certinho também (conseguiram incluir o bebê antes da entrevista)!
      Também estamos torcendo muito para que tudo ande rapidinho agora, e que não resolvam dar uma paradinha pra respirar antes da nossa vez chegar! Hehehe!

      Abraços!
      Femme

      Excluir
  2. Olá boa noite, também vou precisar fazer uma atualização no meu dossier, porém não estou localizando o número do dossier para incluir no formulário A-0520-MF, só tenho o numero de réf. individuelle que recebi no e-mail abertura do dossier, então eu gostaria de saber se vocês colocaram o numero do dossier no formulário? Caso positivo, como fizeram para receber esse numero?

    Muito Obrigado,

    Ubiratan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ubiratan! Recebemos o número do dossier e o de ref individuelle já no e-mail de abertura do processo. Ambos vieram logo no início do e-mail (após a data no canto direito da página).
      Caso você não tenha recebido, acredito que deve entrar em contato com o BIQ (por e-mail, que pode demorar, ou por telefone mesmo), pois eles irão precisar da informação na hora de atualizar seu dossier.
      Espero ter ajudado...

      Abraços!
      Femme

      Excluir