segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Nosso Timeline (parte 2): viagem ao Canadá

Em março/12, logo após a realização da prova do TCF, embarcamos para nossa viagem de férias. Destino: Canadá!
Ora, estávamos investindo nosso tempo e dinheiro no sonho de imigrar, então nada melhor que dar um pulo até lá para conhecer nosso "futuro lar". Obviamente que à esta altura já acompanhávamos a história de várias pessoas que já estavam por lá pelos blogs, mas e se a gente passar por todo o (longo) processo, chegar lá e se der conta de que não é pra nós? Não queríamos correr o risco.

Como tínhamos 2 semanas, resolvemos conhecer somente as áreas próximas à Toronto, Montréal e Ville de Québec (Vancouver e Ottawa ficaram de fora, mas estão na lista para quando já estivermos por lá).


Começamos a viagem por Toronto. Nosso hotel ficava bem no centro (à meia quadra da  Dundas Square), super bem localizado. Aproveitamos o tempo excepcionalmente quente para março e andamos muito pela cidade. Linda e moderna, confesso que ficamos apaixonados por ela. Constatamos que todos os pontos positivos que sempre ouvimos de lá são reais: limpa, organizada, segura. 


Toronto (mar/12)

Para ter uma idéia de como seria morar por lá, até para termos uma comparação, olhamos alguns preços de aluguel e visitamos alguns bairros (alguns mais centrais e outros mais afastados). Aí veio o ponto negativo: é uma cidade bastante cara para se morar. Os valores mais baixos que encontramos para studios e apartamentos pequenos de 1 quarto (em zonas centrais) não ficavam abaixo de CA$ 1.300. Os valores para compra são elevadíssimos.

Ainda em Ontario, fomos conhecer Niagara Falls, passeio que recomendo muito.O lugar é lindo! Ficamos impressionados com o fato de que as quedas d'água ficam "dentro" da cidade. 


Niagara Falls (mar/12)

Na segunda semana fomos para o Québec. Passamos a maior parte do tempo em Montréal, onde pretendemos morar. Encontramos mais uma cidade linda, mas muito diferente de Toronto. Um cenário muito mais europeu (e confesso, um pouco mais confuso, a começar pelas sinaleiras de pedestre) e com uma cultura riquíssima. Mais um lugar pelo qual nos apaixonamos. Para citar alguns locas que amamos: a charmosa Vieux-Montréal, a moderna Place des Arts, o Parc Mont Royal e sua vista deslumbrante da cidade entre outros.


Montreal (mar/12)

Lá, também aproveitamos os classificados de imóveis e rodamos a cidade e suas redondezas (Laval, Longueil, etc) para avaliar possíveis locais para morar. Encontramos valores de aluguel e venda bem mais baixos (comparados com Toronto) - encontramos apartamentos similares começando em 65-70% do valor.
Ponto negativo: a cidade não parece tão limpa e organizada como Toronto. No centro encontramos um número significativo de mendigos e até uns carinhas limpando o vidro dos carros por uns trocados nas sinaleiras (será que importaram do Brasil? Espero que não sejam imigrantes daqui... hehehe!).

Como nesta parte da viagem pegamos bastante frio (-7ºC) e neve fomos conhecer Mont Tremblant e suas pistas de ski. Lugar de sonho! Recomendo muito uma passada por lá também.


Mont Tremblant (mar/12)

Por último fomos até Ville de Québec. A cidade, pelo menos a parte onde estivemos, é um dos lugares mais lindos que já visitamos. Considero uma visita imperdível.


Ville de Québec (mar/12)

Saldo da viagem: AMAMOS o Canadá. A viagem serviu para termos ainda mais certeza de que esse é o lugar onde queremos viver e criar nosso Bébé. A vontade era já ficar por lá mesmo!

Algumas dicas:
- para uma viagem como a nossa vale muito à pena alugar uma carro
- os hotéis bem localizados (centro das cidades) não são os mais baratos, mas para quem, como nós, gosta de fazer muita coisa à pé, vale muito à pena
- fomos com a Air Canada e nos surpreendemos muito com o bom atendimento (na volta houve um problema com a conexão Ville de Quebéc - Toronto que foi prontamente solucionado)
- se alguém estiver interessado em mais detalhes sobre a viagem, entre em contato (acreditem, isto foi o máximo que consegui resumir :-))

Femme

2 comentários:

  1. os limpadores de vidro sao os squeegee, fazem parte do cenario Montrealense, assim com os itinerantes

    se tiverem tempo = http://www.er.uqam.ca/nobel/cri/spip/IMG/pdf/Lemetayer_memoire.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Valeu pela dica (e pelo esclarecimento)!
      Obrigada po visitar nosso blog!!!

      Abraço,
      Femme

      Excluir