sexta-feira, 24 de abril de 2015

6 meses de Canadá!!!

Pois é, o tempo voa... Já fecharam 6 meses que chegamos!
Como o post está atrasadinho,  agora são quase 7 :-).



Tanta coisa já aconteceu neste meio tempo que parece que já estamos aqui há mais tempo. Estamos muito felizes e sentimos que estamos cada dia nos integrando mais e aprendendo melhor a viver por aqui.

O frio teima em não foi embora (estou pasma que no dia 23/4 ainda nevou) mas tivemos alguns dias de temperatura mais amena e vimos como a cidade e as pessoas se transformam quando o sol e o "calorzinho" dão as caras. Assim como todo bom québécois também estamos fazendo a grand nettoyage de printemps no nosso pátio e já começamos a aproveitá-lo. Agora estamos em busca da churrasqueira perfeita (só de pensar num bom churrasco já fico com água na boca!).

Na próxima semana receberemos nossa primeira visita! Meus pais virão passar algumas semanas conosco. A saudade é imensa e pretendemos curtir cada minuto com  eles aqui. Vamos aproveitar pra turistar um pouco, pois chegamos quase junto com o inverno e não deu pra conhecer vários locais interessantes. Às vezes tenho a impressão que quando passamos as férias aqui 2012 conhecemos mais do que nestes primeiros meses morando aqui.

Nesta semana terminamos a Francisation (acho que no último post não tinha mencionado que o Mari foi chamado 1 dia depois que as aulas iniciaram). Como ambos entramos no nível 3, foram 11 semanas de curso no total. Fizemos em instituições diferentes, mas ambos gostamos muito da experiência e recomendamos à quem tiver a oportunidade. Conhecemos muita gente, nos sentimos mais integrados, e obviamente, o curso fez com que nosso francês deslanchasse.
Agora posso dizer: não tenho mais medo do francês (hehehe!). Não deixou de ser difícil, mas já nos comunicamos relativamente bem. Suficiente pra trabalhar? Talvez... Vamos descobrir agora que iniciaremos a busca do nosso primeiro emprego canadense.
Agora, na nova configuração da Francisation existe um curso nível 4 à tempo parcial. São 4 módulos de 11 semanas cada (9 horas/aula por semana). Nos inscrevemos e faremos em paralelo à procura pelo trabalho.

Passamos pela experiência de fazer nossa primeira Déclaration de Revenus. Procuramos um organismo de auxílio ao imigrante (o mesmo onde fizemos aquele curso de integração ao imigrante de 1 semana quando chegamos) e passamos 1 hora com uma agente super atenciosa que nos esclareceu vários pontos importantes sobre o processo.  Por 10 dólares teremos as 2 declarações feitas por contadores bénévoles dentro de alguns dias.

Também já encontramos um pediatra pro Bébé. Mais adiante vou fazer um post sobre como foi nossa experiência até agora com o sistema de saúde público pra ele até agora.

Os 6 primeiros meses fecharam com saldo positivo. Nossa prioridade agora é a procura por emprego (dedos cruzados!).

Abraços!
Femme


4 comentários:

  1. Estamos no Canadá há 4 meses e também sentimos que o tempo está passando rápido demais. Parece que foi ontem que deixamos nossas famílias no aeroporto de SP. Aliás, já passamos pela experiência de receber a família aqui e já te adianto: preparem-se! Quando eles vão embora, a sensação é de que estão levando um pedaço de você junto. Boa sorte na busca do emprego!!! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que vcs estão passando pelas mesmas experiências que a gente!
      Sobre a volta da família depois da visita, é bem o que vc falou... é muito duro! Mas valeu cada minuto que estiveram aqui conosco!
      Obrigada por nos acompanhar!

      Abraços,
      Femme

      Excluir
  2. Olá. Que bacana. Como o tempo passa!! Há algum tempo comecei a acompanhar o blog de vocês e já....seis meses ai.
    Boa sorte nos planos e na busca por trabalho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Diogo, a gente não vê o tempo passar depois que chega...
      Muito obrigada por nos acompanhar!!!

      Abraços,
      Femme

      Excluir