segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

4 meses de Canadá!

4 meses de vida em terras geladas!

Acho que podemos dizer que já nos adaptamos ao frio. Mas segundo quem já mora aqui, agora vamos ver o que é frio de verdade - fevereiro é o mês mais frio do inverno Canadense. Que venha! Logo março está aí...
Vejo muita gente dizer que o frio é tranquilo e que não se deixa de ficar bastante tempo na rua por causa dele. Minha opinião pessoal: a gente realmente não hiberna dentro de casa, mas também não acho que ficar muito tempo na rua quando a temperatura está abaixo dos -10oC seja confortável e não posso dizer que gosto da sensação do rosto formigando quando chega perto dos -20oC.  Obviamente nos vestimos adequadamente para sair na rua, mas, talvez, o fato de termos um filho pequeno faça com que a gente fique bastante em casa nos dias de temperaturas mais baixas.
Normalmente aproveitamos os dias um pouco menos frios (não dá pra dizer mais quentes quando falamos de temperaturas negativas, né?) pra levar o Bébé pra brincar na neve no nosso quintal ou em parques. Ele tem até um trenozinho - que descobrimos ser muito útil pra passear com ele.

Trenozinho do nosso pequeno

La fête des Neiges - Parc Jean Drapeau

Quanto ao francês, a Francisation à Temps Partial vem nos ajudando bastante e ando usando bem menos o inglês. Eu fui chamada para a sessão da Francisation à Temps Complet que inicia agora dia 11 de fevereiro (eeehh!), mas o Mari não... Então esta semana minhas aulas passam a ser full time e espero que meu francês deslanche.
O Mari começou um curso de college numa área que sempre foi fascinado: a fotografia. Está amando o curso!

Em relação ao sistema de saúde, tivemos algumas experiências e vou montar um post falando mais detalhadamente. Mas o Mari já foi em uma Clinique Sans Rendez-Vous em função de um problema no joelho (e agora está no processo de conseguir uma consulta com um especialista) e já conseguimos um pediatra para o Bébé.

Outro ponto a comentar é alimentação. Em Montreal pode-se fazer uma viagem gastronômica ao redor do mundo. A cidade é famosa pela quantidade, qualidade e diversidade de seus restaurantes, porém ainda não descobrimos lugares com comida leve, saudável e em conta para ir no dia-a-dia. Quando comemos fora normalmente acabamos com lanches, fast-food ou comida asiática. Em função disto, estamos fazendo refeições em casa sempre que possível.

E depois de mais de 3 meses por aqui, acabamos com nossa abstinência de churrasco. Há algumas churrascarias aqui em MTL e começamos pela Rodízio Brazil (as outras podem aguardar nossa visita em breve :-). A refeição não é barata, mas vale muito pra quem, como nós, estava com muuuuiiiita vontade de comer uma picanha. Tomamos até nossa velha conhecida guaraná!


Abraço,
Femme

Nenhum comentário:

Postar um comentário