quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

3 meses (e um pouquinho) de Canadá

3 meses (e mais alguns dias) de Montréal - realmente o tempo voa! Aos poucos estamos nos adaptando à nova vida por aqui - o frio, a língua, a cultura, e tudo mais.

Sobre as últimas semanas:

- Clima: o inverno definitivamente chegou com tudo no final do ano e tivemos nosso primeiro contato com a Tempête Hivernal - que, como aprendemos na prática, é bem diferente da Tempête de Neige - e o verglas. Muito frio, gelo (as calçadas praticamente viraram pistas de patinação), perigo nas ruas e estradas... Até onde entendemos, é a pior condição climática possível - e sobrevivemos. Ainda estamos aprendendo como lidar com o frio (e tudo que o acompanha), afinal, é o nosso 1o inverno. Por várias semanas sentimos muita saudade do sol, mas agora ele tem aparecido um pouco mais frequentemente. Parece que aqui assim como no Rio Grande do Sul, os dias de inverno mais ensolarados são os mais frios (hoje tivemos um sol lindo com -22oC). Já incorporamos um dos costumes quebecas à nossa rotina: acompanhar a meteorologia todos os dias.

- Saúde: na semana do Natal o Bébé pegou uma virose forte (com direito a conjuntivite e tudo) e na sequência nós também pegamos. Vários dias de repouso e a conclusão de que aqui as crianças também passam o inverno gripadas (ah, a Garderie...). Nossas carteiras do Assurance Maladie chegaram esta semana e irei procurar o CSLC aqui do bairro pra tentar encontrar um pediatra para fazer o acompanhamento do Bébé - sei que o acompanhamento pediátrico aqui não é fácil de conseguir e é bem diferente do Brasil, mas vou atrás.

- Francês: agora no início de janeiro começou nossa Francisation à Temps Partiel - finalmente! Eu e o Mari não ficamos na mesma turma e estamos tendo experiências bem diferentes, mas está sendo muito bom, pois estamos revisando nossos conhecimentos e desenvolvendo bastante nossa comunicação. As turmas, obviamente, são culturalmente bem diversificadas e possuem tanto imigrantes recém-chegados como com imigrantes mais antigos (procurando aprimorar a língua para crescimento profissional ou obtenção da cidadania), o que torna as aulas muito mais do que um aprendizado da língua. 2 aspectos novos pra mim: fala-se muito espanhol por aqui (a maioria dos meus colegas é latino-americano) e as avaliações de final de módulo da Francisation podem ser utilizadas como comprovação de proficiência linguística para a obtenção da cidadania canadense.

- Grupos Facebook: entrei em alguns grupos do Facebook de brasileiros que moram por aqui e descobri que o quanto eles nos ajudam. Dúvidas às vezes bobas, mas importantes pra quem chegou recentemente, são rapidamente respondidas e facilitam muito nossa vida. Obrigada aos que participam!

- Erva-mate: como bons gaúchos, não vivemos sem um bom chimarrão (sim, tomamos um mate quente até no verão, mas no inverno é que ele faz mais falta). Em função do quesito erva-mate tivemos que reduzir a frequência, mas não dá para ficar sem. A erva que trouxemos acabou e tivemos que procurar. Aqui um exemplo do que falei dos grupos no item anterior: descobrimos onde é possível encontrar erva em Montréal. O primeiro lugar indicado foi o Marché Sá, um mercadinho português familiar que vende vários produtos brazucas, inclusive farofa temperada Yoki, preparado pra pão de queijo, panetone Bauducco entre outros. Fui lá e nada de erva... a menina que me atendeu disse que sempre tem um monte - dei azar. Encontrei no Alim Pot, um açougue que vende cortes de carne brasileiros (vamos lá quando der pra fazer um churrasquinho na rua depois do inverno) e encontrei - marca Ximango por CA$14,99 o kg (sim, isto mesmo). Já avisei a família que todo mundo que vier nos visitar só fica aqui em casa se trouxer erva de presente :-).

- Família: as famílias estão começando a se organizar para vir nos visitar!!! Ninguém quer vir no inverno (por que será?)... mas o verão promete muitas visitas! Não vemos a hora deles começarem a chegar!


Le verglas


La neige

Dans le parc
Abraços,
Femme