sexta-feira, 21 de novembro de 2014

1 mês e meio de Canadá

Não é novidade pra quem acompanha os blogs dos recém-chegados que a gente dá uma sumida nos primeiros tempos. E com nós não está sendo diferente. Há tanta coisa pra fazer, que não sobra muito tempo pra passar por aqui pra contar as novidades...

Neste último mês bastante coisa aconteceu:

- Francisation: fizemos o teste de nível no final de outubro e ambos ficamos no nível 3.  Já nos disseram de cara que seria difícil começarmos na turma de novembro, pois havia muita procura. As aulas começaram há 1 semana e realmente não fomos convocados. Esse ponto nos deixou bem chateados, pois sabemos que nosso nível de francês está muito aquém do que o mercado de trabalho exige. Vamos para o plano B de estudar francês em tempo parcial...

- Objetctif Intégration: este é o rendez-vous que somos orientados a marcar logo no landing. Trata-se de um programa que que dura 1 semana (total de 8 módulos) e visa informar e orientar os nouveaux arrivants sobre vários aspectos da vida no Québec. Alguns assuntos são mais banais, mas há bastante conteúdo voltado ao mercado de trabalho e recolocação de quem chega - digamos que é uma tentativa de "ensinar o recém-chegado a pescar". Fizemos também o módulo 9 (agendado separadamente), direcionado à profissionais das áreas de engenharia, saúde e educação. No geral, nós aproveitamos bastante.

Moradia definitiva: nos mudamos no último final de semana para nossa casa nova e estamos na fase de comprar e organizar tudo. É uma fase boa, mas cansativa - muita pesquisa e bate perna. O importante é que agora temos o nosso canto por aqui!

Cartão de crédito: o HSBC, nosso velho amigo, nos entregou o cartão do Mari ontem (o meu nem sinal ainda). Sim, nos mudamos 40 dias depois de chegar e ainda não tínhamos nosso cartão. Acabamos tendo que comprar várias coisas no débito, valores significativos que não entrarão na construção do nosso  histórico de crédito. Segundo nosso gerente daqui, a emissão do cartão é rápida, mas para definir o limite de crédito, são necessárias informações do histórico do Brasil, e aí, ficamos trancados... Dica pra quem chega: marque o rendez-vous no banco o mais cedo possível.

- Carro: compramos nosso carro. O transporte público aqui é muito bom e tudo mais, mas já havíamos nos programado para comprar um logo que chegássemos - é um conforto que não quisemos abrir mão. Tivemos que pagar à vista pois, como não estamos trabalhando nem temos histórico, não foi possível fazer financiamento. Após a compra ainda é necessário pagar o licenciamento e o seguro. Também fomos atrás da autorização para estacionamento na rua do Plateau (bairro em que estávamos) - estacionar por aqui sem levar multa não é tarefa fácil...
*Sobre o seguro do carro: assim como no Brasil, aqui as seguradoras também levam em conta o histórico do motorista. Como não tínhamos histórico sabíamos que isto pesaria no valor final, porém, quando começamos a fazer as cotações descobrimos que o fato de ainda não termos transferido nossas carteiras de motorista pra cá tornava o valor quase impraticável (chegamos a discutir se não deveríamos esperar para comprar o carro). No final, conseguimos uma cotação um pouco melhor com o Desjardins, que acabou considerando o fato de já termos agendado a transferência da carteira no SAAQ para reduzir o valor.

- Carteira motorista: fizemos a transferência esta semana. A transferência da carteira deve ser agendada junto ao SAAQ (é demorado - conseguimos data para 35 dias depois). A primeira etapa é a prova teórica, onde são avaliados basicamente o conhecimento das regras e sinalização e o comportamento do motorista. Para estudar são indicados 2 livros que contemplam todo o conteúdo e os simulados disponíveis no site (vale fazer!). O Mari fez a prova na 2a-feira e eu na 3a. Conseguimos marcar a prova prática para 4a-feira (era pra ser, pois ambos conseguimos horários de desistências - a próxima data era janeiro!). Não fizemos nenhuma aula prática, mas já sabíamos mais ou menos o que era cobrado (mais uma vez, obrigada aos blogs de imigração!). Chegamos lá super tensos, mas no final fomos bem e passamos! Dentro de 5-10 dias estaremos com elas na mão.

- Neve: ela chegou quando ainda estávamos no studio e continuou quando chegamos aqui na casa nova (aliás, também na prova prática direção!). Apareceu um pouco antes do esperado e ainda estamos aprendendo a lidar com ela (varrer antes de acumular ou virar gelo, usar sal nas escadas, tipos e pá, etc). O fato é que dá trabalho, mas o cenário é lindo (pelo menos antes de virar lama ;-)).
Abaixo fotos da vista do studio, uma que o Mari tirou da casa do vizinho e a outra do estado da rua depois da prova de direção (quando o sol apareceu).



Abraços!
Femme